O levantamento de peso olímpico (LPO), um dos cargos chefes do CrossFit, tem sido cada vez mais usado, não somente no CrossFit mas em academias convencionais por profissionais especializados e em treinamento de atletas de diversas modalidades. O levantamento de peso olímpico consiste basicamente em dois movimentos: arranque e arremesso-primeiro e segundo tempo (snatch e clean & jerk). Dentre as maiores vantagens do levantamento de peso olímpico, destacamos algumas.
Melhora na densidade óssea
Redução de incidência de osteopenia e osteoporose: ambas caudadas por diminuição da densidade óssea. Quanto menos músculo você tiver, menos os seus óssos trabalham. Você irá perder o que não for usado, consequentemente perdendo material ósseo. A medicina atual acredita nos benefícios do treinamento de força e muscular tanto para a prevenção de perda óssea como para a provável reconstrução de novos ossos. O trabalho de fortalecimento da musculatura através do levantamento de peso irá prevenir osteoporose e outras doenças relacionadas à diminuição de densidade óssea.
Prevenção de lesões
Muitos podem pensar que levantamento de peso olímpico é perigoso e talvez muito difícil de ser executado. Na verdade, quando você consegue desenvolver e melhorar a sua flexibilidade, coordenação, equilíbrio, e outras habilidades físicas necessárias para a prática do LPO, a lógica é que futuras lesões poderão ser prevenidas. Por exemplo, todos nós executamos movimentos de “arremesso”(clean) diariamente, seja ao levantar uma criança do chão, pegar um saco de lixo ou de compras. Segundo ortopedistas e médicos em geral, as lesões mais comuns estão relacionadas com a coluna, dor nas costas, etc. Isso também pode ser consequência de um “core” (região central do nosso corpo, incluindo a região abdominal e lombar) fraco, o que pode ser melhorado e fortalecido com a execução de LPO. Outros motivos de lesão podem ser mecânica corporal incorreta, falta de coordenação e falta de flexibilidade, dentre outros. A medida que as pessoas envelhecem, há um aumento na incidência de lesões consequentes de queda. Existem formas de prevenir danos no futuro dependendo do que você faz hoje. O CrossFit claramente demonstra isso através da sua divisão master, aonde muitos praticantes acima de 60 anos de idade demonstram estar fortes, saudáveis, bem condicionados e em controle de suas habilidades físicas.
Melhora na sua saúde e nível físico em geral
No CrossFit, trabalhamos todas as nossas 10 habilidades físicas: resistência cardiovascular, resistência muscular, força, flexibilidade, equilíbrio, potência, velocidade, agilidade, coordenação e precisão. O levantamento de peso olímpico consegue trabalhar várias dessas habilidades físicas ao mesmo tempo. Velocidade e força trabalham juntas, já que você precisa conseguir levantar a barra enquanto mantém uma velocidade elevada. O LPO te obriga a contrair suas fibras musculares mais rápido. Coordenação é uma habilidade básica na execução de um movimento de LPO. Sem coordenação sua execução se torna praticamente inviável. Equilíbrio, que é necessário para que o praticante consiga manter o seu centro de gravidade sobre a base,